Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2019

O aumento da população é culpado pelos problemas ambientais?




Há muito que se questionar quanto a afirmação que o crescimento demográfico contribui para a degradação e destruição do meio ambiente. Como explicar a África com seu alto índice populacional e áreas ambientais sempre verdes, com animais que não existem em qualquer outra parte do mundo? O Brasil com suas matas e frutas tropicais? Ainda assim, de fato, o crescimento demográfico é um dos fatores que contribuem com a destruição do meio, mas não é em si o seu principal fator. A questão é que fatores agregados levam a culminância do aumento populacional.
A urbanização é um mal necessário das grandes cidades e a medida que a  população migra para os centros urbanos, a gestão das cidades perde o controle sobre o uso dos recursos naturais. Mesmo alguém que vive nas ruas e não paga pelo uso dos recursos dispõe diretamente deles. Ele bebe água, ele come e veste-se. O desafio é compreender que o meio ambiente precisa ser preservado  e orientar  a população de todas as camadas sociais acerca do assunto. Conviver com o meio de maneira sustentável. O ser humano convive com o meio de maneira consumista e isto vem causando impactos indesejáveis e negativos. Culpar o crescimento demográfico e impor regras de controle de natalidade por si só não resolve o problema. A principal preocupação deve ser a conscientização humana.
 Pesquisas mostram que o ser humano deseja preservar o meio. A questão é que ele não sabe qual o seu papel na preservação.  Alguns acham que é função do governo criar politicas de proteção e não percebem que as leis seriam para eles e não para o meio. O consumismo é tido como algo normal e necessário e não existe percepção de que quanto mais consumista mais degradamos o meio ambiente. Para completar os governos não tem mostrado competências ao lidar com o crescimento demográfico nas grandes cidades. O lixo, a água, a saúde estão associados aos centros urbanos e a pobreza. Não há consciência de que quem degrada pode pertencer a qualquer  camada social.
A presença humana tem gerado grandes catástrofes ambientais. Quanto maior a população, maior a catástrofe. A humanidade precisa repensar o uso do ambiente independente do seu tamanho demográfico, pois a questão ambiental atinge a toda a sociedade humana. A educação ambiental, antes de tudo, é de suma importância e deve ser para todos. Adquirir hábitos de preservação do meio pode ameniza os impactos e com esta educação o homem perceberá que o controle demográfico tem o seu papel. Mas esse processo precisa ocorrer de maneiro consciente e não por imposição. Fazer e promover práticas de preservação do meio ambiente é dever de todos. Não há culpados na degradação, mas também não há inocentes. O que existe de fato é uma maioria ignorante.