Pesquisar este blog

sábado, 13 de julho de 2019

Você sabe o que é o PRONEA?





O programa Nacional de Educação Ambiental tem como objetivo tornar visível o estudo de educação ambiental em todos os níveis educacionais. Desde a tenra idade até a formação universitária todos precisam tomar consciência da necessidade de preservar o ambiente, pois nós fazemos parte dele. Outro de seus objetivos é integrar o conhecimento do meio ambiente a todos os temas desde a politica a áreas como psicologia para que o individuo possa ter plena participação na problemática ambiental com vista a intervenção que busque a preservação.
Seus princípios englobam o respeito pelo ser humano, independente de gênero para que este aprenda a respeitar o planeta que vive conservando seus recursos e fazendo uso equilibrado deles. Busca igualdade social como equilíbrio para evitar o alto consumismo que gera resíduos poluentes e difícil descarte. Com isso espera-se que a educação ambiental forme uma sociedade sustentável.
Incentiva um envolvimento geral: pessoas comuns, profissionais da educação, governos, ong´s, empresas de modo geral. Todos com o mesmo objetivo, educar para preservar, a sustentabilidade para manter todas as espécies e o planeta curado.
O PRONEA também busca promover vários programas educativos como meio de conscientizar o ser humano para a importância da sustentabilidade, do consumo responsável, do não consumismo, de ver o planeta como mais que um planeta, mas como seu lar, seu ´”parceiro” na vida!
Para que o PRONEA aconteça é necessário o envolvimento de todos. É necessário que a educação não veja o estudo do ambiente apenas como prática nas ciências, mas em todas as disciplinas. Mas não é só responsabilidade da educação tratar sobre educação ambiental. Governos, autoridades, e todos devem se envolver. A criança como dita no inicio deve aprender praticas de preservação desde a infância.  Espera-se que atitude das pessoas aos poucos mude e que todos no globo inteiro entendem que o meio precisa do homem, mas que o homem precisa do meio!