Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Racionais Mc's Negro Drama

Conciência Negra


No mês de novembro somos incenrivados a pensar um pouco mais no negro. Não é que não pensamos o ano inteiro. Afinal eu sou negra e como não pensar? É que o mês de novembro tem o dia 20 que é o dia da consciencia negra. Então eu me pergunto: Qual a origem deste dia? Bem foi informar para vocês.
Foi um dia criado para a reflexão sobre o negro e seus problemas. A luta contra o preconceito, a inserção do negro no mercado de trabalho e na educação entre outros. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
A frase mais marcante que diz-se ter sido dita por Zumbi do Palmares foi: "Melhor morrer negro do que viver como escravo".
Sabemos que os cientidta chegaram a conclusão que a origem do homem deu-se na Africa, portanto a raça humana não deveria tentar se dividir em raças e apenas aceitar que todos independentes da cor somos humanos. Só existe portanto uma unica raça na terra: A HUMANA.