Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rubem Alves um educador e tanto!

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado." por Rubem Alves maravilhoso poeta da educação.

domingo, 27 de junho de 2010




A maioria dos professores já se deu conta que ensinar no mundo moderno de hoje faz o bom professor refletir na necessidade de pesquisar e estudar maneiras de fazer bom uso das tecnologias como auxilio no seu ensino. O uso de tecnologias e novos sistemas de aprendizagem é um uma nova modalidade de ajuda no ensino. Como professora me preocupa o rumo da educação. Temos em sala de aula alunos com idades variadas cursando o mesmo ano, outros vindos de escolas especiais para serem incluídos no ensino tido como normal e ainda outros que ali estão, mas não querem está. Se nós professores não tivermos o chamado “jogo de cintura” perdemos o equilíbrio e nosso alunos não desenvolverão as competências necessárias para avançar na aprendizagem.

Faço uso do laboratório de informática da escola para que meus alunos entrem em contato com o mundo virtual e desperte o interesse na pesquisa, aquisição de novos conhecimentos e solução de problemas. Os pequenos gostam de jogos, os maiores preferem noticias. Acho importante dá a eles, em alguns momentos, a liberdade escolha do que e como pesquisas. Tenho notado que são poucos os que se distanciam em suas pesquisas do temas abordados em sala de aula. Acho importante utilizar as idéias deles para elaborar e melhorar o conteúdo das aulas. Em minha opinião aluno que não participa, não tem idéias, não questiona o professor, pode às vezes ser um aluno desinteressado ou sem estimulo para estudar. Ou neste aluno há uma oportunidade de avaliar a pergunta desta atividade: “quem sou.”

Sou uma professora que quero ensinar com qualidade e desejo que parem de atribuir o fracasso do aluno a escola publica ou ao professor dela. Quero que percebam que temos compromisso com o nosso trabalho e queremos o melhor para os nossos alunos e que a tecnologia está ai para todos, pobres, ricos, negros, brancos,... todos sem exceção.