Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Como estamos educando nossos jovens? Isto me preocupa!


Quero externar a minha preocupação quanto a maneira em que estamos educando nossos jovens. Tenho visto crianças utilizando linguagem de baixo calão o tempo todo, tratando pessoas de idade adulta com pouco ou nenhum respeito. Pais então nem se fala! Por mais que se publique a necessidade de cuidados com o ambiente, os jovens são o número um na lista de pinxadores de rua, urinadores de paredes e passeios públicos. Quando vão shows e festas jogam no chão todo tipo de lixo, sem falar no que jogam na rua  no seu dia a dia. Algusn acham que esta é uma forma moderna de ser rebelde.

Fui rebelde no passado, mas "porca" e destruidora de bens públicos nunca! Onde a juventude que briga por direitos de ter e viver em um mundo melhor? A juventude que luta pelo direito de estudar? Que luta contra a alta nas passagens do transporte público? O direito de ter aulas com professores de qualidade nas escolas? Onde o jovem que cobra do governo que tape o buraço na rua? Que mantenha as ruas limpas ao invés de sujá-las? Cadê os gremeos estudantis para reuniões animadas onde se discutia direitos por um mundo melhor? A pergunta que resume tudo é: O que estamos ensinando para os nossos jovens?

Você deve estar pensando: "esta pergunta está sendo feita para os professores". Engano seu! Educar os jovens é responsabilidade de todos. E a melhor educação é seu exemplo. Não posso dizer ao meu filho que é errado beber demais e chegar em casa bebada. Não posso dizer ao meu aluno que fale baixo se grito com ele. Não se pode dizer vote em mim que vou fazer isto ou aquilo e passar oito anos no poder roubando e saqueando o bolso do trabalhador. Não se ensina a criança a não fazer xixi na rua quando você mesmo faz. Quando não se educa para deixar o quarto limpo, joga o lixo no lugar correto então não se pode esperar que ele matenha a rua limpa
EDUCAR É TRABALHO DE TODOS! DAR EXEMPLO FAZ DA EDUCAÇÃO UMA LIÇÃO DE VIDA!