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quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mídia, criança e tecnologia



  Se tem dito há muito tempo que o aluno precisa sair da sala de aula diferente do que entrou. Uma aula criativa tem o poder de despertar no aluno o desejo de saber mais e com isso cumpre-se o ditado inicial.
  A midia tem atraido a atenção de nossas 'crianças como a esponja absorve o líquido.' Nesta era digital onde elas nascem e crescem "digitando" nós professores devemos no apropriar corretamente da tecnologia e ajudar nossas crianças a separar "lixo" de "útil", pois mesmo nas propagandas despejadas pela midia para atrair o publico infantil há algo de útil para nossos jovens.
  O mundo da cibercultura por sua vez traz aos educadores a missão de comunicar saberes utilizanado tecnologia e, é inegável que esta tem sido amplamente estimulada pela mídia. Daí a responsabilidade do educador de dirigir o olhar infantil para acertar o caminho. O professor Nelso Pretto em seu texto "Suje suas mãos" fala da importância do brincar e criar para  nossas crianças. Se não for dada a devida atenção, o futuro de nossas crianças pode se perder apenas com dedos nos teclados.


Um comentário:

  1. Olá Aurenice
    penso que a questão não é criar PARA as crianças, mas criar COM.
    Sim, estamos imersos em um contexto de tecnologias e mídias, mas elas devem fazer parte da educação não apenas por uma questão de consumo ou de "correr atrás de um tempo perdido", mas para potencializar os elementos que fazem parte da sociedade contemporânea para potencializar as aprendizagens e atuações dos sujeitos NA sociedade contemporânea.
    Assim, o papel do professor não é um repassador de conteúdos, tampouco detentor de verdades absolutas. Não sei se cabe ao professor separar para os alunos o que é "lixo" ou "útil". Até porque os alunos sempre se deparam com novos espaços de um ciberespaço sempre em movimento... Mas sim, o professor pode explorar as potencialidades das coisas interessantes!

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